Novas Regras Para Telefonia Móvel Vigoram A Partir de 13/02

n/d

A partir do dia 13 de fevereiro próximo, fica proibida a cobrança de qualquer valor para desbloquear celulares. A determinação está no regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nova regra possibilita ao usuário trocar de operadora – com a simples remoção do chip, que contém os serviços e o número da linha – sem mudar de aparelho. No fim das contas, o consumidor pode aproveitar mais promoções sem o custo adicional do desbloqueio.

CRÉDITOS
A validade dos créditos de celulares pré-pagos passa a ser de 180 dias, o dobro do prazo anterior. Créditos expirados serão revalidados a partir da inserção de novos créditos (desde que antes do prazo de rescisão do contrato).

CHAMADAS GRATUITAS
As chamadas para serviços de emergência serão gratuitas, mesmo para consumidores fora da área de cobertura. A norma vale inclusive para usuários de serviços pré-pagos que não disponham de crédito, que poderão ainda realizar outras chamadas que não impliquem em débitos (a cobrar, por exemplo).

CANCELAMENTO DE LINHAS
Em caso de pedido de cancelamento da linha, a operadora terá até 12 horas para enviar ao usuário um número de protocolo do recebimento do pedido – que poderá ser feito por e-mail, call center, mensagem do celular. O serviço deve ser desabilitado em no máximo 24 horas após o recebimento do pedido de cancelamento.

COMPARAÇÃO ENTRE PLANOS
Usuários de planos pós-pagos alternativos poderão solicitar comparação entre planos, que deverá conter simulações dos valores gastos nos últimos três meses em seu plano de serviço e os que seriam gastos caso fosse outra a escolha, para que possa visualizar mais facilmente qual de fato é a melhor opção.

FIDELIZAÇÃO
O prazo de carência deixa de existir e as mudanças entre planos podem ser feitas a qualquer momento. As regras permitem, no entanto, que a prestadora exija o cumprimento de prazo de permanência no caso de serem oferecidos benefícios ao usuário, como, por exemplo, a oferta de aparelhos subsidiados.

COBRANÇAS INDEVIDAS
Pelas novas regras, a operadora tem que devolver, em dobro, com juros e correção monetária, valores cobrados indevidamente e pagos pelo usuário.

INADIMPLÊNCIA
A Anatel estabeleceu novos prazos para os casos de inadimplência. As operadoras poderão suspender chamadas a partir de quinze dias após o vencimento da fatura (exceto para os Serviços de Emergência ou para números que não importem débitos). Trinta dias depois, a prestadora pode suspender o serviço, não havendo mais cobrança de assinatura ou qualquer valor referente à prestação do serviço. Quarenta e cinco dias após a suspensão do serviço, se continuar a inadimplência, a prestadora pode rescindir o contrato. Quinze dias depois de notificar ao assinante, a prestadora poderá encaminhar o nome do devedor a serviço de proteção ao crédito.

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

Dez dicas para evitar spams e fraudes online

n/d

Atualmente, o volume mundial de spams é superior a 120 bilhões de mensagens diárias. Isso equivale a 20 mensagens por dia para cada pessoa no planeta, segundo dados da IronPort Systems, divisão anti-spam da Cisco. Para evitar e-mails indesejados confira as dicas do especilista da empresa, Arthur Capella.

Utilize um serviço de proteção contra roubo de identidade
Geralmente os esquemas de proteção contra roubo de identidade oferecem um relatório de crédito pessoal que permite que você veja seu histórico de crédito e verifique se ele é atualizado e preciso. A maioria dos serviços possibilita monitoração diária do crédito e alerta para qualquer atividade suspeita, como abertura de contas em seu nome ou observação indevida de seus arquivos de crédito. A proteção contra roubo de identidade também ajuda a corrigir possíveis erros no seu arquivo de crédito e provê alguma segurança contra fraude.

Não use seu endereço de e-mail principal
A utilização do endereço de e-mail principal em qualquer lugar na web aumenta o risco de ataque de spammers. Use uma conta secundária ou temporária para transações online.

Use um cartão de crédito temporário ou descartável
Quando estiver em dúvida, use um cartão de crédito temporário ou descartável. A maioria dos bancos pode fornecer estes tipos de cartões para evitar o uso indevido.

Não abra
Sempre que possível, não abra spams. Com freqüência, eles contêm software que informam aos spammers quantos ou quais endereços de e-mail as receberam e abriram. E quase sempre um e-mail suspeito é spam.

Não responda
A melhor maneira de lidar com mensagens vindas de endereços desconhecidos ou suspeitos é removê-las ou deixar que o filtro anti-spam coloque-as em quarentena. Se você responder a um spam, mesmo que seja para pedir que seu e-mail seja removido da lista, a resposta confirmará que o endereço era válido e sua caixa de entrada poderá receber ainda mais spams. Se não tiver certeza de que um pedido de informação pessoal de uma empresa é legítimo, entre em contato direto com o fabricante ou digite a URL do website no seu browser.

Não clique
Se você clicar em um link (mesmo que seja um link para “cancelamento de assinatura”) oferecido em um spam, poderá infectar seu computador com spyware ou vírus. Por isso, apague o e-mail imediatamente. Caso a mensagem (que parece ser do seu banco, sua operadora de cartão de crédito, do eBay, PayPal ou outros) solicite que você clique para validar detalhes da conta, não o faça. Estas empresas já têm os detalhes da sua conta e, portanto, a validação ou confirmação não deve ser necessária. Simplesmente remova a mensagem. Se tiver alguma dúvida sobre um e-mail de uma organização conhecida, contate-a por telefone.

Não compre
O spam existe porque é lucrativo. O spammer não gasta quase nada para enviar um milhão de mensagens. Mesmo que apenas uma pessoa em um milhão compre alguma coisa, eles ganham dinheiro. Acabe com o lucro do spam. Nunca compre nada de spammers. Diga aos seus amigos e à sua família para fazer o mesmo – por melhor que a oferta lhe pareça.

Não acredite em tudo que lê
E-mails de alerta e correntes são comuns neste período do ano. Os spammers podem coletar bons endereços de e-mail através destas mensagens encaminhadas. Após algumas gerações, muitas destas correntes contêm centenas de bons endereços de e-mail. Assim, as pessoas que estavam preocupadas com a “garota desaparecida” ou o “refugiado desesperado” acabam não só passando adiante um hoax, mas também recebendo mais spam.

Certifique-se de que seu provedor de Internet ou sua empresa adota proteção contra spam, vírus e spyware
Os spams, com muita freqüência, contêm vírus, sendo vital contar com proteção anti-spam e antivírus. Os spams também costumam ter links para websites que contêm spyware ou malware. Certifique-se com seu provedor de internet ou departamento de TI sobre a existência de segurança adequada contra estas ameaças. Pode fazer uma diferença significativa ter proteção no gateway contra, spam, vírus e malware baseado na web.

Use o bom senso
Se a mensagem parecer um spam ou fraude on-line, provavelmente é. Remova-a.

Fonte: Wnews

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

 
Carregando   Carregando
« Novembro 2019 »
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930