Primeiro Artigo.

16/01/08

Olá Pessoal, bom estamos começando nosso Blog hoje e queremos abordar temas relacionados aos nossos serviços e nos quais temos um certo conhecimento em falar.

Estava lendo hoje sobre as certificações digitais paras os cidadões gaúchos que utilizarão acesso a serviços público via internet.

Fonte: Wnews

“Pela certificação digital rapidamente todos os contratos de serviços públicos passarão a ser feitos com o uso do cartão, que armanezará a assinatura digital da pessoa”, afirmou Fernando Lemos da Procergs (Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul). A declaração foi feita depois da assinatura do protocolo de intenções para a criação do NAC (Núcleo de Aplicação de Certificação Digital em software).

Lemos frisou que os bancos, por exemplo, detêm uma grande capacidade tecnológica demonstrada como no Cartão Internet Banrisul com Chip, que é o primeiro smart card utilizado em transações de Internet Banking em toda a América Latina, permitindo multifunções personalizadas. O cartão é munido de um microprocessador (chip) que armazena uma certificação digital emitida pelo Banrisul e, ao mesmo tempo, realiza cálculos criptográficos que validam a própria senha do cartão.

O diretor-presidente do ITI anunciou que, com a certificação digital, haverá a desmaterialização do papel, que será substituído pelo documento eletrônico. “O Brasil é referência mundial na área, onde as empresas já utilizam a tecnologia e, agora, está chegando também para o cidadão, que poderá acessar os serviços públicos pela Internet 24 horas por dia”. Renato Martini ressaltou que a presença do Banrisul é fundamental para o projeto, pois é referência no setor tecnológico no País. Ele acredita que o Rio Grande do Sul pode ser o primeiro estado brasileiro a ter uma identidade civil eletrônica.

O NAC trabalhará na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas para a propagação da tecnologia de certificação digital, com o Governo do Estado contribuindo no aporte de conhecimento e na aplicação da tecnologia nos processos administrativos dos diversos órgãos do poder público. A AC-RS efetuará o gerenciamento e controle dos resultados obtidos pelos parceiros envolvidos no projeto, implementando os avanços alcançados na administração pública estadual. Os trabalhos serão desenvolvidos em laboratório instalado no Instituto de Informática da UFRGS.

 

Imprimir
Email
Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

Para enviar seu comentário, é preciso ser cadastrado.

ainda não sou cadastrado | esqueci a senha

Comentários
Não há Comentários.
 
Carregando   Carregando
« Abril 2024 »
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 
 
[x] Erros:
- Notice -> Undefined variable: events no arquivo /home/plugzone/public_html/incs/print.inc.php na linha 142
- Warning -> Invalid argument supplied for foreach() no arquivo /home/plugzone/public_html/incs/print.inc.php na linha 142
- Notice -> Undefined property: FORM::$js no arquivo /home/plugzone/public_html/libs/forms.lib.php na linha 33


Tempo de execução: 0.010343074798584