Wi-fi feito de sucata leva internet a lugares distantes da África. Aprenda a fazer o seu!

01/12/11

n/d

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, usam materiais baratos- tela de galinheiro, pedaços de madeira e bateria de carro- para possibilitar o uso da internet por moradores de áreas distantes da África e Oriente Médio.

A equipe do MIT usa um roteador e os materiais citados e, também, ensina moradores do Afeganistão e do Quênia a montarem antenas e criarem redes abertas de wi-fi. A improvisação é feita graças a uma antena parabólica acoplada ao roteador. O sinal é enviado, por radiofrequência, até uma segunda antena. Quanto mais parabólicas instaladas, maior a nuvem de sinais e mais gente pode se conectar.

Atualmente, o projeto abrange 45 centrais de distribuição de internet livre no Afeganistão e 50 no Quênia, onde a iniciativa já conectou três cidades inteiras. Perante todos os problemas da África, esta iniciativa parece ser pouca, mas é salutar e deve com certeza servir de exemplo para outras futuras.

A coordenadora do projeto, Amy Sun, deu a dica para montar um wi-fi caseiro:

n/d

1. Baixe no site do projeto (fabfi.fablab.af/distribution) os moldes para a antena. Risque-os em uma superfície lisa de madeira.
2. Corte a madeira seguindo as formas marcadas. Use o triângulo como base. Encaixe os arcos na perpendicular, como mostra o desenho.
3. Grampeie uma tela de arame na base superior de madeira, de forma que cubra toda a parte interna da antena. Estique-a bem para não formar ondas.
4. Coloque o roteador dentro de um plástico (para se precaver de chuvas) e apoie-o em um dos arcos. Configure-o seguindo as instruções do fabricante.
5. Ligue o roteador na bateria do carro. Vire sua pequena antena para o centro do arco. Mire a parabólica para outra como ela. O sinal viaja até 10 km.

(Fonte Revista Galileu)

Imprimir
Email
Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

Para enviar seu comentário, é preciso ser cadastrado.

ainda não sou cadastrado | esqueci a senha

Comentários

PluGzOne - Marçal Alalan Pizzi

teste
12/12/2011
 
Carregando   Carregando
« Abril 2024 »
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 
 
[x] Erros:
- Notice -> Undefined variable: events no arquivo /home/plugzone/public_html/incs/print.inc.php na linha 142
- Warning -> Invalid argument supplied for foreach() no arquivo /home/plugzone/public_html/incs/print.inc.php na linha 142
- Notice -> Undefined property: FORM::$js no arquivo /home/plugzone/public_html/libs/forms.lib.php na linha 33


Tempo de execução: 0.010982036590576